ISBN: 978-65-85175-34-0
DOI: 10.29327/5430780
Descrição: Como produto técnico-tecnológico fora construído um de cordel baseado em informações científicas da literatura articulado com a estrutura literária poética que relacionou o transtorno psíquico estresse com os desafios do exercício da docência na educação básica, mais especificamente, nos anos iniciais do ensino fundamental.
Propõem-se que o cordel construído e publicado seja ofertado em formato digital, com possibilidade de impressão de certa quantidade de exemplares como ação informativa para o público docente. No que concerne as estrofes do cordel, estas foram construídas em sextilhas que abordaram as emoções, sentimentos, sintomas, percepções e sensações por meio de uma escrita poética, construída com base no cenário educacional que circunda as professoras e professores que atuam na educação básica.
O desenvolvimento deste produto perpassa pela necessidade de criar um artifício acessível que alerte, informe, minimize os riscos e auxilie o professor à percepção da condição da própria saúde mental, bem como a necessidade de autoidentificação de possíveis direcionamentos médico-clínicos os quais necessitam de acesso.
Para a construção deste cordel, tomou-se como base os sintomas, sentimentos e percepções identificadas nas proposições do questionário da Escala de Estresse Percebido (PSS) (Cohen; Karmack; Mermelsteinm, 1983). Neste instrumento, foram identificados termos como tristeza, desânimo, irritação, fracasso, incapacidade, medo, dormência, palpitação, sudorese, nervosismo, confiança, autocontrole, punição, inferiorização, dentre outras palavras que serviram de base para construção das temáticas do cordel.
Além do PSS, foi utilizado um artigo científico informativo presente na página eletrônica da BVS (https://bvsms.saude.gov.br/estresse/) sobre o estresse, da revista eletrônica de divulgação científica em neurociência ‘Cérebro e Mente’ da Universidade Estadual de Campinas. E também, foram utilizados os conceitos presentes nos níveis de necessidades motivacionais de Abraham Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow (Fraga; Pereira, 2017).
O cordel foi estruturado a partir de duas macro categorias semânticas: informativo-descritivo e motivacional. Na etapa em que concerne o informativo-descritivo foram abordadas informações científicas de identificação, percepção e condições agravantes da saúde mental, mediante ao estresse gerado, com informações do artigo científico-informativo, bem como, através informações retiradas do questionário de estresse percebido. Já nas partes motivacionais foram abordadas temáticas presentes nos 5 níveis hierárquicos da pirâmide de Maslow (Fernades; Pereira, 2017) dialogada a partir de uma narrativa que aborde as qualidades da docência, palavras motivadoras direcionadas aos docentes e que tragam ânimo aos professores no trabalho realizado por eles.
Para ilustração do cordel foram utilizadas imagens de livre domínio público presentes na plataforma Canva que se aproximem do texto literário em questão. O livreto foi publicado pela editora Grupo Multiatual em formato digital com possibilidade de tiragens impressas de alguns exemplares quanto à necessidade da difusão do produto.
Autores: Roberto da Silva Barbosa e Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes
Capítulos
O cordel foi estruturado em 24 estrofes em formato de sextilhas, ou seja, cada estrofe possui 6 versos. Cada verso se caracteriza numa linha descrita no cordel. Com isso, cada linha foi composta por 7 sílabas métricas - poéticas, conhecidas como heptassílabos ou redondilha maior.
O cordel é um gênero da literatura que possui seu rigor literário de seguir uma métrica ajustada em suas regras, possuindo como peculiaridade principal o uso das rimas entre as estrofes e possui a característica de contar histórias do cenário popular como no âmbito científico (Oliveira; Padim; Rosa, 2017). Este cordel, desenvolvido pelos autores, foi construído de maneira clássica os cordéis são estruturados em redondilha maior. Com isso buscou-se atingir o objetivo de informar e descrever o transtorno psíquico estresse, apresentar possibilidades motivacionais, porém, sem deixar de atender as regras da construção de um cordel literário.
A construção do cordel a partir do estresse justifica-se pela quantidade de dados coletados no roteiro de entrevista semiestrutura em que se apresentaram, em suma maioria, informações relacionadas a fatores estressantes que afetam diretamente a condição da saúde mental dos professores que atuam nas escolas em tempo integral e ao desempenhado de trabalho exercido por eles.
O enredo do cordel foi organizado em uma introdução a temática, descrição de informações de identificação do estado de estresse, apresentação de fatores motivacionais da pirâmide de Maslow em cada nível, apresentação de conceitos presentes no questionário PSS, no qual foi intercalado entre cada nível das necessidades hierárquicas de Maslow, e uma finalização indicando o destino clínico a ser procurado em caso de agravo na condição de saúde mental dos professores.
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK